top of page
  • Foto do escritorEdgard Michel Crosato

Ciências de Dados e a tomada de decisão em saúde

Prof. Dr. Edgard Michel Crosato

A importância das ciências de dados para apoiar a tomada de decisão em saúde é indiscutível na gestão atual dos sistemas de atenção a saúde. Com o avanço tecnológico e o aumento da disponibilidade de dados na área da saúde, tornou-se essencial utilizar métodos analíticos para extrair informações valiosas e embasar a tomada de decisões, para melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas.



A ciências de dados aplicada à saúde permite a análise de grandes volumes de dados, provenientes de diferentes fontes, como registros eletrônicos de saúde, históricos médicos, resultados de exames, dados demográficos. Essa análise abrangente possibilita a identificação de padrões, tendências e correlações, que podem ser cruciais para a compreensão do estágio saúde-doença, o desenvolvimento de intervenções mais eficazes e a melhoria dos resultados clínicos.


A tomada de decisão embasada em dados também é fundamental para a gestão e planejamento de serviços de saúde. Com base em análises preditivas e modelos estatísticos, é possível prever demandas, identificar riscos, otimizar recursos e direcionar ações preventivas e de promoção da saúde de forma mais eficiente. Isso contribui para a redução de custos, o aumento da qualidade dos cuidados e a melhor utilização dos recursos disponíveis.


Além disso, a utilização de ciências de dados na saúde possibilita a criação de sistemas de informação em tempo real, que permitem monitorar epidemias, identificar surtos de doenças, acompanhar a efetividade de intervenções e agir rapidamente em situações de emergência.








5 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page