Colaboradores
Vários educadores e pesquisadores com destaque nas suas áreas de atuação, compartilham suas experiências e atividades, participando de vários projetos em conjunto. Nesse espaço são citados os profissionais com as parcerias mais complexas. Outros parceiros são citados nos projetos específicos.
Maria Gabriela Haye Biazevic
Possui graduação em Odontologia (1997), Mestrado em Odontologia (Deontologia e Odontologia Legal) pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professora Associada (Livre-Docente) do Departamento de Odontologia Social da Universidade de São Paulo (FOUSP), sendo orientadora de Mestrado e Doutorado na área de concentração em Odontologia Forense e Saúde Coletiva. É Presidente da Comissão de Direitos Humanos da FOUSP. É Presidente da Comissão de Ética da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). É membro do Grupo de Trabalho em Saúde Bucal (GT-Saúde Bucal) da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Atualmente é Chefe do Departamento de Odontologia Social da FOUSP.
Fausto Medeiros Mendes
Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado 3 da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Foi presidente da Comissão de Pesquisa na mesma unidade e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Tem experiência na área de Odontopediatria e Cariologia, e a principal linha de pesquisa é o diagnóstico de cárie. Nesse assunto, tem realizado pesquisas com métodos complementares e inspeção visual, atuando em pesquisas laboratoriais, estudos de acurácia voltados para a atuação na clínica odontológica e revisões sistemáticas. Atua também em pesquisas epidemiológicas investigando métodos de diagnóstico de cárie para serem utilizados em levantamentos epidemiológicos e na avaliação de fatores de risco para a cárie dentária em crianças. É pioneiro na realização de estudos clínicos randomizados de estratégias de diagnóstico na Odontologia. Atualmente tem tido interesse também em questões ligadas à Ciência Aberta.
Cláudio Mendes Pannuti
Possui Graduação (1993), Mestrado (1999) e Doutorado (2001) em Odontologia (Periodontia) pela FOUSP. É Professor Associado da Disciplina de Periodontia da FOUSP. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP (2018-2022). Foi coordenador do mesmo programa entre 2018 e 2022. Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FOUSP (2021-2023). Revisor ad-hoc de revistas internacionais, membro do Editorial Board da Brazilian Oral Research e Statistical Advisor da Clinical Oral Implants Research. Membro do Conselho Consultor (2019-2021) e Secretário Executivo (2022-2024) da SBPqO. Coordinador de la Comisión Científica de la Federación Iberopanamericana de Periodoncia (FIPP). Tem experiência em epidemiologia, ensaios clínicos e revisões sistemáticas na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia. Tem interesse em 1) fatores de risco das doenças periodontais e peri-implantares, (tais como tabagismo, diabetes e fatores psicossociais), 2) pacientes especiais (tais como portadores de paralisia cerebral, pacientes transplantados, cirróticos e portadores de síndromes) e 3) eficácia de antibióticos e antissépticos no tratamento das doenças periodontais.
Maria Ercília de Araújo
Professora Titular da área de Saúde Coletiva no Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Odontologia (Deontologia e Odontologia Legal) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Odontologia (Diagnóstico Bucal) pela Universidade de São Paulo (1998). Professor associado-livre-docente em Saúde Coletiva da Universidade de São Paulo (2004) e Professora Titular em Saúde Coletiva em 2010. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de saúde, saúde bucal, odontologia, saúde coletiva e educação superior em odontologia. Atualmente é orientadora do Programa Ciências Odontológicas, sub-área de Odontologia Forense e Saúde Coletiva, na linha de pesquisa – Políticas Públicas, Educação e Epidemiologia e também do Mestrado Profissional Inter unidades de Formação Interdisciplinar em Saúde da USP na linha de pesquisa – Formação em Saúde ? Analisa as concepções de docência e sua relação com a formação em saúde. Investiga processos de educação permanente, relações entre pesquisa e prática docente e questões curriculares em diferentes espaços de formação de profissionais e docentes da área da saúde e suas relações da integração ensino-serviço. Investiga a inserção das tecnologias da informação e comunicação em contextos educativos. Coordenadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia vinculado à OPAS. Atualmente é Ouvidora da FOUSP.
Fernanda Campos de Almeida Carrer
Sou mãe e sonho com um país mais justo e fraterno para as próximas gerações. Minha paixão é formar pessoas. Acredito que a pesquisa deve fazer sentido e servir à sociedade brasileira. Coordeno o Núcleo de Evidências e Análise Econômica da Universidade de São Paulo (https://sites.usp.br/eviporalhealth/). Sou dentista, formada pela FOUSP em 2001, fiz meu mestrado, doutorado e pós-doutorado na mesma instituição. Sou apaixonada pela USP e pela FOUSP. Atualmente sou professora em tempo integral, credenciada como orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, pesquisadora dos Observatórios de Recursos Humanos em Odontologia e do Observatório Ibero-Americano de Políticas Públicas de Saúde Bucal.
Meus interesses no campo da pesquisa e da extensão universitária estão ligados à área das Políticas Públicas, em especial as “Políticas Informadas por Evidências (PIE)”. Nossos estudos e ações têm se dedicado a realizar tradução, síntese e entrega de evidências para informar a tomada de decisão. Trabalhamos em divulgação de ciência, Ciência cidadã, Ciência Aberta e Inovação. Acreditamos que pesquisa e política devem ser co-criações, com todas as partes interessadas, de forma democrática, transparente e sistemática. Utilizamos a metodologia SUPPORT e o design thinking como ferramenta no cotidiano do nosso grupo.
Mariana Minatel Braga Fraga
Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2003), especialização em Odontopediatria pela FFO/FOUSP (2005), doutorado em Ciências Odontológicas, área de concentração Odontopediatria (2008) e pós-doutorado em Economia em Saúde, pela McMaster University, Canadá. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria, Faculdade de Odontologia, USP, atuando nas Disciplinas de Odontopediatria e Clínica Infantil. É, ainda, professora credenciada ao Programa de Pós Graduação Ciências Odontológicas, área de concentração Odontopediatria. Tem se dedicado ao estudo do impacto de condutas de diagnóstico e tratamento realizados na clínica odontopediátrica para controle da doença cárie, tanto em termos econômicos como em desfechos centrados no paciente e seus responsáveis. Outra linha de interesse é o desenvolvimento de metodologias de estudo e de ensino relacionadas a essas mesmas áreas. Atualmente, é, ainda, Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa da FOUSP (2021-2023).
Daniela Prócida Raggio
Graduada em 1993 pela Universidade Paulista (UNIP), possui Especialização em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo (1997), Mestrado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (Área de Concentração Odontopediatria) (2001) e doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (Área de Concentração Odontopediatria) (2004), tendo realizado Estágio de Doutorado no Exterior na ACTA, Amsterdam (2004). Atualmente é Professora Associada 3 da Disciplina de Odontopediatria da FOUSP. Tem experiência na área de Odontologia, ênfase em Odontopediatria, realizando ensaios clínicos aletaorizados e revisões sistemáticas nos seguintes temas: Mínima Intrvenção para manejo de cárie, Tratamento Restaurador Atraumático (ART), Cimentos de Ionômero de Vidro, Materiais dentários. Editora-Emérita do Periódico International Journal of Paediatric Dentistry (IJPD-Wiley) e Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 CNPq.